Arrumar as miniaturas nas pastas do Explorer

Por Guilherme Farias em 07 de outubro de 2009

Como arrumar as miniaturas de arquivos nas pastas do Explorer
Os ícones e miniaturas ajudam a visualizar melhor o conteúdo que existe nas pastas do Windows
As miniaturas de ícones e imagens das pastas do Explorer do Windows, também conhecida como “thumbs”, é uma forma de identificar o tipo de arquivo através de uma forma gráfica. Porém, em alguns casos, o Windows embaralha os arquivos e mostra ícones diferentes da sua realidade.
As imagens que vemos nessas miniaturas são ícones armazenados em um cachê especial que, algumas vezes, fica corrompido e mistura todas as imagens das miniaturas. Com isso, uma pasta repleta de arquivos de imagens pode aparecer com o ícone do Windows Media Player, por exemplo.
Se esse é o seu caso e isso o incomoda muito, existe uma forma simples de solucioná-lo. Para isso, é necessário fazer uma limpeza no cachê do sistema e excluir os arquivos responsáveis pelas miniaturas. Veja abaixo como realizar esta limpeza:

1 – No menu iniciar, procure pela ferramenta “Limpeza de Disco” e clique no ícone.

2 – Aguarde o sistema calcular o espaço que será liberado. Em seguida, aparecerá uma lista com os itens que podem ser excluídos do sistema, como itens da lixeira, arquivos temporários, entre outros.

3 – Procure pelo item “miniaruas” e selecione a caixa de opções referente a ele. Caso queira aproveitar a ocasião, selecione os itens de lixeira e arquivos temporários para deixar o computador mais limpo.
4 – Depois de terminar as seleções, clique em OK e aguarde o sistema excluir os arquivos.

Abra novamente a pasta com as miniaturas e aperte a tecla F5 do teclado. Isso deve resolver o problema, pelo menos temporariamente, ou então, reinicie o computador. Caso isso volte a acontecer, faça o mesmo procedimento e verifique periodicamente se existem atualizações para seu sistema operacional.

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.