Mapa do mundo das redes sociais em 2009

Por Guilherme Farias em 22 de dezembro de 2009

A análise, que faz parte do grupo de estudo científico da IBM Collaborative User Experience, mostrou que, em seis meses, o cenário das redes sociais no mundo ganhou um aspecto imperialista. E com 350 milhões de usuários.

De uns tempos para cá, o Facebook estendeu sua supremacia para países de todos os continentes, superando ‘territórios online’ que antes eram dominados por Hi5 (América Latina e África) e outros sites menores, como Cyworld (Coréia do Sul) e Maktoob (Líbia, Omã, Arábia Saudita e Iêmen).

Para se ter uma idéia da dominância mundial, o Facebook é a rede social líder em 100 das 127 redes sociais analisadas. Até mesmo na Índia, que é conhecida por ter muitos internautas no orkut, o Facebook aparece como o mais acessado.

No país asiático, porém, Cosenza diz que é preciso levar em conta que os dados são baseados apenas no que é fornecido por Alexa, visto que o “Google não provê informações sobre tráfego”.

Exceto a Índia (mas com ressalvas), o Facebook só não conseguiu liderar em países muito extensos territorialmente. É o caso de Rússia, que é dominada pela V Kontakte; do Brasil, com orkut no topo; e da China, domada pela gigantesca QQ e com o agravante da política de censura cibernética.

Nesta nova medição, foram adicionadas informações sobre Cuba, Qatar e Reunião, todos dominados pelo Facebook. O autor justifica que retirou Irã da seleção devido à situação de censura na nação.

Confira o grafico com detalhes

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>