Firefox pode ser prejudicado por causa do Youtube

Por Guilherme Farias em 27 de janeiro de 2010

YouTube está testando um player com HTML 5 que usa o codec H.264 ao invés do formato antigo, o Adobe Flash. O novo formato funciona com o Chrome e o Safari, mas não com o Firefox.
É um problema grande para a Mozilla, pois pode perder mercado, uma vez que boa parte do tráfego da internet vem do YouTube.

O codec não é um formato livre de royalties. E licenciar as patentes “violaria os princípior do software livre”, no qual a Mozilla se baseia.

Mike Shaver, O vice-presidente de engenharia da Mozilla, diz que a decisão envolve também questões financeiras: ja que para licenciar as patentes do H.264, seriam necessários US$ 5 milhões anuais.

Internautas que apoiam software livre e código aberto criaram um abaixo assinado online e dizem que o YouTube poderia simplesmente usar o codec Ogg/Theora codec, que oferece qualidade comparável ao H.264.

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>