Brasil terá seu próprio foguete espacial em 2014

Por Guilherme Farias em 06 de abril de 2010

Cada dia que se passa aparece alguma inovação espacial, já o Brasil… mais finalmente uma luz apareceu! ou melhor, um foquete! isso mesmo, o BRASIL VAI TER SEU PRÓPRIO FOGUETE!

O unico probleminha é que Brasil só daqui a quatro anos será capaz de lançar seu próprio foguete para colocar um satélite em órbita, informou a Agência Espacial Brasileira (AEB) ao G1. O propulsor será uma versão repaginada do VLS (Veículo Lançador de Satélite), da mesma família do foguete que explodiu em Alcântara (MA) em 2003, matando 21 pessoas.

“De 2003 para cá houve uma grande revisão do projeto do VLS”, conta o diretor de política espacial e investimentos estratégicos da AEB, Himilcon Carvalho.

(Objetivo do foguete VLS é colocar satélites em órbita. (Foto: AEB/Divulgação)

O primeiro teste com o VLS-1, como é chamado o foguete, está previsto para 2012, informa Carvalho. Nessa fase, serão acionados apenas os dois primeiros estágios do propulsor, que ficam na parte inferior. Em 2013 se prevê um voo com a carga total, mas ainda experimental. “Em 2014 vamos poder colocar um satélite em órbita”, afirma.

O Foguete já era pra ter sido lançado
O cronograma está atrasado. No Programa Nacional de Atividades Espaciais, formulado em 2005, o lançamento oficial do VLS-1 estava previsto para 2007. “Muitas vezes a gente se depara com dificuldades técnicas”, conta Carvalho. Uma delas, segundo ele, é a dificuldade de comprar componentes eletrônicos do exterior, já que essas peças também podem ser usadas com fins militares, e seu mercado é restrito

Enquanto o VLS não fica pronto
O Brasil contrata serviços no exterior para lançar seus satélites. Hoje há três equipamentos brasileiros em órbita. Dois deles – os SCD 1 e 2 – captam informações sobre dados ambientais (nível de rios, quantidade de chuvas) de centenas de estações espalhadas pelo Brasil.

Um satélite mais avançado, chamado CBERS-2B, tira fotos do planeta e ajuda o Brasil a monitorar o desmatamento da Amazônia. O equipamento, fabricado em parceria com a China, já é o terceiro de uma família de cinco membros – mais dois devem ser lançados até 2014.

Na fila de desenvolvimento também estão outros satélites brasileiros: o Amazônia-1, que terá uma câmera com maior ângulo de visão do que o CBERS, e o Lattes, que irá analisar partículas nocivas que vêm do espaço e atingem a terra, além de descobrir fontes de raio-x no centro da via láctea.

Ao contrário dos EUA e da Rússia, o Brasil não tem grandes pretensões de exploração espacial, como a confecção de naves espaciais ou a construção de máquinas que explorem outros planetas, informa Carvalho.
[Fonte: G1]

Veja também:
Novo satelite europeu ajudará nas pesquisas climaticas
Ônibus espacial Discoverty decola ruma à ISS
Soyuz chega com sucesso à ISS
Como funciona os Trajes espaciais?
Nave russa Soyuz decola ruma à ISS

17 comentários

  • Anonymous disse:

    E se o Brasil resolvesse os problemas de nosso pais aqui na "terra" primeiro, e depois agente gasta dinheiro com isso. Afinal o dinheiro ta saindo de onde????

  • Anonymous disse:

    Grande parte do dinheiro e da tecnologia vem tanto da Yushnoye e da Yushmash, empresas Ucranianas que fazem grande parte de todos os lançadores do mundo.

  • Anonymous disse:

    Que merda! Escola, Hospital, Estradas, Policia que é bom, num tem verba, mas pra isso, que merda de País! Já gastamos mandando um astronautazinho de merda pra plantar feijão no algodão, agora quer mandar um foguete? Pelo menos se mandar ele cheio de politico em direção ao Sol vai ter uma utilidade!

    • francis disse:

      Caro Anonymous, porque você acha que países como Estados Unidos, Rússia e Alemanha são tão desenvolvidos em questões de técnologia? Porque eles fazem INVESTIMENTOS nisso, em contrapartida reflete em uma população com alto índice de desenvolvimento, econômia mais forte (pela venda de equipamentos desenvolvidos com experimentos espaciais), e muitos outros motivos… Faça uma busca na internet (Sites confiáveis), e comprove! Vale a pena SIM Investir no desenvolvimento tecnológico, ou você acha melhor o Brasil viver da pecuária, da agricultura…

    • CICERO disse:

      ISSO CHAMA-SE PROGRESSO É LEMA DE NOSSA MAGESTOSA BANDEIRA VERDE AMARELA AZUL E BRACA… E NÕ ADIANTA SER DO CONTRA POIS AOS TRAIDORES DA PÁTRIA DE PLANTÃO VOCÊS NEM EXISTEM PERANTE AO GRANDE E ESMAGADOR NUMERO DE BRASILEIROS PATRIOTAS E QUE DÃO AVIDA POR ESTE MARAVILHOSO BRASIL SE PRECISO FOR…..BRASIL AME-O OU DEIXE-O………….

  • Anonymous disse:

    Esse povo insatisfeito podia fazer o favor de ir arranjar um paraíso na gringa pra morar. Não adianta a notícia que vier, sempre vai ter esses cuzões pra encher o saco. Enquanto isso, eles vivem a vidinha deles e não colaboram eles mesmos pro Brasil ir pra frente…

  • tk13br disse:

    Finalmente o Pais começa a investir em tecnologia… isso graças ao esforços das nossas força armadas e os estudos realizados no ITA… Para quem diz que o pais não precisa investir em fogete… isso é um grande ídiotice… O nosso Pais gasta 50 Milhões para enviar um foguete nas bases américas…. o Brasil pela primeira vez está dando um pequena importância ao desenvolvimento de tecnologia todos o nosso pais precisa avançar em pesquisas espacias tanto para uso "pessoal" quanto para exportar essa tecnologia… o Nosso pais pode se tornar uma referencia em lançamentos em foguetes na America do sul atraindo investimentos e vendermos nosso foguetes para outros países, além disso com o domínio dessa tecnologia nos permites avançar nas pesquisas de um motor a jato… para criar nossos próprios caças no futuro.. Expandindo…. o Pais começa a caminhar na direção certa e já começam a criticar.. é claro que o investimento principal tem que ser na educação para que a medio e longo prazo possamos sim estar entres as maiores exportadoras de tecnologia no mundo e encabeçarmos ás listas de países que trazem inovações tecnológica e vender tecnologia no só laranja soja e carne… como acontece hoje… só para fiquissar. Quantas empresas o em nosso país desenvolve hardware e outros produtos que nessecitam de tecnologia… o Brasil vende 5 toneladas de ferro e aço por 50 Mil doláres e irá pagar 70 Milhões com cada caça com 5 toneladas de ferro… isso mostra a importância em agregar valor em nossos produtos…

  • oneide345 disse:

    Podia fazer um grande foguete e lançar ao espaço todo o estado brasileiro junto não irriam fazer falta alguma ja que na pratica não existe mesmo.de imediato haveria um aumento de 60% na renda eos seviços seriam mais eficientes e baratos(muito).ja e uma boa ideia de texto teorizar como seria nosso pais sem a presença do estado.

  • Anonymous disse:

    Se os americanos não sabotarem, como fizeram da última vez…

  • Anonymous disse:

    goste temos que evolui pois países menores e mais novos esta com a tecnlogia la na frente so espero que os gastos nao deixe o pobre mais miserável

  • Elísio disse:

    Estamos no século XXI, não tem mais como vivermos sem satélites, sem telecomunicações em um país continental. Até quando vamos gerar emprego lá fora, enviando milhões de dólares para comprarmos ou alugarmos satélites para a nossa telefonia, TV, computadores. Não acredito que ainda tem gente que acha que investir em tecnologia aeroespacial não é prioritário. Como acha o governo federal emite a folha de pagamento dos aposentados sem uma comunicação entre os estados, onde muitas vezes essa comunicação envolvem satélites? Até quando vamos pagar aluguel de satélites de meteorologia para a produção da nossa agricultura? É fundamental investimentos na área espacial, o que não é fundamental é gastar dinheiro em estádios de futebol, para 2014! Isso sim é colocar dinheiro fora.

  • Osvaldo Junio disse:

    o brasil ja e a 6 maior potencia economica mundial o oitava potencia militar mundial segundo a global force power e agr com o navio nuclear a gente ja ai ser ameaça nuclear sera ke esse povon percebe ke a jente ta crescendo em todos os sentidos por isso falam ke brasileiro e burro.

  • CICERO disse:

    ISSO CHAMA-SE PROGRESSO É LEMA DE NOSSA MAJESTOSA BANDEIRA VERDE AMARELA AZUL E BRACA… E NÕ ADIANTA SER DO CONTRA POIS AOS TRAIDORES DA PÁTRIA DE PLANTÃO VOCÊS NEM EXISTEM PERANTE AO GRANDE E ESMAGADOR NUMERO DE BRASILEIROS PATRIOTAS E QUE DÃO AVIDA POR ESTE MARAVILHOSO BRASIL SE PRECISO FOR…..BRASIL AME-O OU DEIXE-O………….

  • CICERO disse:

    ESSES VERMES QUE NESCEM VIVEM E MORRERAM NO BRASIL …E FALAM MAL DESTA POTENCIA ABSOLUTA ( BRASIL) …É PORQUE SÃO VERMES QUE NEM SABEM OQUE DIZEM E SÓ FALAM MAL DO NOSSO PRÓPRIO PAÍS PORQUE ASSIM Á MÍDIA-TELEVISIVA E OS TELE-JORNAIS E IMPRENSA PODRE DESTE PAÍS OS MANIPULAM DIARIAMENTE E ESSES VERMES NÃO TEM NEM A CAACIDADE DE PROCURAR SUAS PRÓPRIAS INFORMAÇÕES E ACREDITAM EM TUDO OQUE A MALDITA (MIDIA CAVALO DOIDO QUE AQUI EXISTE..) FALA DIARIMENTE….POBRES VERMES……NEM SABEM OQUE SÃO……

  • quaalquer país sem vergonha, coreia, irã,africa do sul ucrânia, consegue lançar um foguete no espaço, porque o nosso país não consegue? é porque o nosso pais só vive na lama da corrupção, os políticos sem vergonha, não votam em leis que combatam a corrupção (pena de morte),crimes hediondos (maior ou menores de idade que deveriam ter pena de morte para não consumir as despesas nos hotéis de luxo que são chamados de presídios onde comandam o crime organizados acobertados por altas autoridades governamentais e as máfias de drogas e prostiuição

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>