Satélite CryoSat-2 foi lançado com sucesso

Por Guilherme Farias em 09 de abril de 2010

A Agência Espacial Européia (ESA)lançou um novo satélite nesta quinta-feita (8), e deve medir com precisão a altitude dos gelos continentais e a profundidade de blocos de gelo flutuantes, o satélite foi lançado do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão), mais de quatro anos depois do fracasso na tentativa de lançamento do Cryosat 1, informou a Agência Espacial Europeia.

O CryoSat, é o satélite mais complexo já criado para analisar as camadas de gelo da Terra, e foi criado com o objetivo de proporcionar dados úteis para evitar o derretimento dos polos.

(Lançamento do CryoSat /AP Photo/ESA)

Em 2005, a agência perdeu seu primeiro CryoSat quando o foguete falhou, causando um atraso de cinco anos na missão – que é aguardada ansiosamente por cientistas glaciares desde o início dos anos 1990.

hoje para medir os efeitos do aquecimento global no gelo polar e juntar dados sobre aumento do nível do mar – informações que podem ser cruciais para milhões de pessoas vivendo em regiões costeiras e ilhas.

Mais Informações
Leia mais sobre o CryoSat

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>