Eco comemora o dia do orgulho Nerd

Por Guilherme Farias em 24 de maio de 2010

Rio de Janeiro
Data: 25 de maio
Local: Salão Muniz Aragão – Fórum de Ciência e Cultura [UFRJ]
Mesa-redonda: “O jornalista do futuro é nerd”
Horário: 10h às 13h

Oficina de mangá

Mesa-redonda: “Metafísica em Lost, Matrix e Star Wars”
Horário: 14h às 16h

Você sabia que o dia 25 de Maio é o DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO NERD?
Se não perde um episódio de Lost, viu dezenas de vezes Matrix e Star Wars, sabe tudo de games, morre de rir com os diálogos de The Big Bang Theory, já tem seu próprio blog, é viciado no twitter, acha que Steve Jobs é Deus e não vê a hora de ganhar um iPad, você é um dos nossos.

Afinal o mundo é dos nerds!
Venha comemorar na ECO o DIA DO ORGULHO NERD com uma galera que já se assumiu: todo estudante de jornalismo hoje é um nerd em potencial. Farta distribuição de camisetas e uma série eventos e papos-cabeça estão programados para o dia 25. O jornal impresso vai acabar? Quais as novas funções que estão sendo ocupadas pelos jornalistas nas mídias digitais? Quais as implicações metafísicas do final de Lost? A Nerdlândia te espera de braços abertos.

Ao constatar que não falta pauta neste universo paralelo, a turma de Jornal Laboratório da Eco decidiu lançar o blog Jornal dos Nerds (www.jornaldosnerds.blogspot.com). Lá você pode conferir resenhas de games, seguir a agenda nerd, acompanhar a última moda, descobrir personagens fascinantes e ler muitas matérias sobre o Geek Power. E, é claro, ajudar esta turma a desenvolver suas pautas.

Para marcar o lançamento do blog, os repórteres do Jornal Laboratório (capitaneados pela professora e coordenadora de Jornalismo da ECO – UFRJ, Cristiane Costa) resolveram organizar um megaevento que promete ser o epicentro da comemoração o Dia do Orgulho Nerd no Brasil. O grande encontro será no Fórum de Ciência e Cultura, e contará com duas mesas redondas.
A primeira, “O jornalista do futuro é nerd”, será realizada de 10h às 13h e terá a presença de jornalistas que ocupam funções que não existiam na imprensa até poucos anos atrás. Veja alguns dos nomes já confirmados:
• Yamashico Thokinari, produtor de conteúdo para celular da NHK
• André Cardoso, arquiteto de informação da InfoGlobo
• Viktor Chagas, editor do site Overmundo
• Aydano André Motta, editor do Blog do colunista Anselmo Góis
• Hélio Basso, diretor de operações da Ideia s/a, agência de mídias socias
A segunda, “A metafísica em Lost, Matrix e Star Wars”, ocorrerá de 14h às 16h e contará com a presença de professores de filosofia e cibercultura, discutindo com os alunos por que essas produções despertaram tanta discussão no mundo todo e as teorias em que se baseiam.
• Ieda Tucherman, professora de Filosofia
• Ana Paula Maia, escritora
• Carlos Alexandre Monteiro, blogueiro do Lost in Lost da globo.com
• Marcos Dantas, especialista em novas tecnologia
• Henrique Antoun, especialista em cibercultura
• Octávio Aragão, autor de HQ e ficção científica

Fique atento para mais novidades sobre o evento e não deixe de conferir o blog http://www.jornaldosnerds.blogspot.com/.
Obrigado Cristiane Costa.

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>