Protótipo de ‘carro mais rápido do mundo’ é apresentado

Por Guilherme Farias em 19 de julho de 2010

Neste fim de semana, uma equipe de engenheiros britânicos apresentou um modelo de um carro supersônico, capaz de atingir velocidade superior a 1,6 mil km por hora

O modelo tem 12,8 metros de comprimento, e foi se chama Bloodhound SuperSonic Car (SSC) e é resultado de mais de três anos de pesquisas em aerodinâmica.

A construção da dianteira do veículo ainda está sendo negociada com uma empresa, já a parte de trás do carro começará a ser construída no inicio de 2011 pela empresa do setor aéreo Hampson Industries.

“Nós estamos perto de fechar acordos para construir o carro inteiro”, disse o engenheiro Mark Chapman. “Esperamos poder colocar o carro na pista na Grã-Bretanha até o final de 2011 ou começo de 2012″, disse ele à BBC.

Quando o veiculo estiver pronto, será testado no lago seco de Hakskeen Pan, na África do Sul, onde são feitos os testes com os carros mais rápidos do mundo.

Para conquistar o título de ‘carro mais rápido do mundo’, ele tem que atingir uma velocidade superior a 1.228 quilômetros por hora, o recorde atual foi atingido em 1997 pelo Thrust SuperSonic Car.

Apesar da dificuldade em atingir essa velocidade, a equipe que desenvolveu o Bloodhound é otimista e acredita que o novo recorde é possível, e que o carro deve atingir os 1.610 quilômetros por hora.

O Bloodhound, de cores laranja e azul, contém foguetes de propulsão híbridos, do tipo Falcon, e um motor do tipo Eurofighter-Typhoon. Três pessoas que trabalharam no Thrust, atual detentor do recorde mundial, estão no projeto do Bloodhound.

O protótipo foi apresentado na feira internacional do setor aéreo de Farnborough, no sul da Inglaterra e pesa 950kg, mas o veículo de verdade tem peso estimado em seis toneladas. O protótipo exposto já contém as novidades de aerodinâmica do projeto. Antes das modificações, o fluxo do ar empurrava o veículo para cima.

Com algumas mudanças na traseira, os engenheiros acreditam ter conseguido impedir o carro de “decolar” em altas velocidades. O projeto recebeu patrocínio da Intel, que também trouxe conhecimento em computação para ajudar a resolver o problema.
[Via: Estadão / BBC]

1 comentário

  • euamolockerz disse:

    Bacana' foi interessante ver essa reportagem pois na facul estamos debatendo sobre esse prototipo.———————————————- -http://www.AutoLockerz.com.br/euamolockerzConvites lockerz e so deixar o email. Pratico, rapido e seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>