Astrônomos descobrem planeta muito parecido com à Terra

Por Guilherme Farias em 30 de setembro de 2010

A Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos divulgou nesta quarta-feita (29) a descoberta de um planeta muito parecido com a terra, o novo exoplaneta se chama ‘Gliese 518g’

O exoplaneta está a 20 anos-luz da Terra, tem a massa três vezes maior que a Terra, seu diâmetro mede entre 1,2 e 1,4 o diâmetro da Terra. Orbita a estrela Gliese 518, classificada como anã vermelha que fica na constelação de Libra. E é o primeiro planeta a ter o potencial real de conter vida.

Foram 11 anos de análises do Observatório W. M. Keck, no Havaí, para que os Astrônomos da Universidade da Califórnia e da Carnegie Institution de Washington, identificasse o astro.

Os pesquisadores afirmam que o planeta pode conter água líquida para formar oceanos, rios e lagos. pois a distância entre o planeta e a estrela permite um ambiente com clima ameno, nem tão frio, nem tão quente. O movimento de translação do exoplaneta dura pouco mais que um mês terrestre.

É importante lembra que é potencialmente habitável e pode ter vida, porém, isso não quer dizer que seja habitavel para os humanos.

O interresante é que o planeta tem uma face sempre voltada para sua estrela (assim como a Terra tem sua face sempre voltada pra Lua) então um lado do planeta é sempre voltado para a estrela (zona quente), e o outro lado fica sempre no escuro (zona fria). Provavelmente a parte mais habitavel do planeta ficaria no meio, entre o dia e a noite.
Ilustração do Exoplaneta Gliese 518g