Google cria novo formato de imagem WebP

Por Guilherme Farias em 02 de outubro de 2010

O Google anunciou nesta quinta-feira (30/09) um novo formato de imagem, WebP, que promete acelerar ainda mais a internet.

O WebP, conseque gerar arquivos até 40% menores que os arquivos em JPEG, mantendo a mesma qualidade, desta forma, será possível ter sites mais leves, consequentemente a Internet fica mais rápida. De acordo com a empresa, 90% das imagens na web são JPG, o restante estão nos formatos PNG e GIF.

Devido a grande popularização do JPEG, o desafio maior, será convencer os fabricantes de máquinas digitais, celulares e de outros produtos, de que o WebP é mais vantajoso que o JPEG. A Google liberou um software que vai comparar a qualidade entre os dois formatos, e ainda vai converter qualquer formato de imagem para o WebP, você pode conferir aqui.

Em breve o Chrome vai receber uma atualização para que tenha suporte ao novo formato. A empresa também lançou uma galeria de imagens onde há comparações entre os formatos.
Formatos WebP x JPG
(Para visualizar com a qualidade real, clique na imagem.)

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>