Antimatéria é produzida e “armazenada” pela primeira vez

Por Guilherme Farias em 18 de novembro de 2010

O CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) anunciou nesta quarta-feira (17) que conseguiu criar e armazenar átomos de antimatéria.

É a primeira vez que a cientistas conseguem capturar átomos de antimatéria. Com a temperatura de 9 graus Kelvin (ou 264°C negativos), suspensos em um campo magnético, os 38 átomos de anti-hidrogênio, foram armazenados, o tempo durou apenas 170 milisegundos, mas foi suficiente para ser poder estudar o resultado.

Hidrogênio - Anti-hidrogênioEm 1995 os primeiros nove átomos de anti-hidrogênio foram criados, a partir de 2002 grandes quantidades de anti-átomos foram produzidos. Porém, essa é a primeira vez que os cientistas conseguem armazenar antimatéria tempo suficiente para ser estudada.

Mesmo os átomos de anti-hidrogênio sendo produzido em uma câmara á vácuo, inevitavelmente vão estar cercados por matéria normal, como matéria e antimatéria se anulam ao entrar em contato, os anti-átomos têm uma duração extremamente curta.

[Via: Nature / Daily Mail]

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>