Mais uma evolução da tecnologia holográfica 3D

Por Guilherme Farias em 04 de novembro de 2010

Cientistas desenvolve nova tecnologia capaz de reproduzir o holograma quase em tempo real.

A nova tecnologia foi desenvolvida pela Universidade do Arizona, e divulgada nesta quarta-feira (3). Com o novo sistema é possível reproduzir hologramas com uma taxa de atualização média de 2 segundos, no sistema antigo era necessário cerca de 4 minutos para cada atualização.
Holograma
“Olhando para o objeto 3D, conseguimos mostrar uma forma muito parecida com o que a pessoa vê ao seu redor. Essa tecnologia é a mais próxima da realidade”, explica, Nasser Peyghambarian, lider da equipe. “Podemos gravar uma imagem tridimensional num local e mostrá-la em outro lugar, em tempo real, em qualquer parte do mundo”, conclui, Nasser.

A imagem é gravada por um conjunto de câmeras que vão capturar ângulos diferentes para depois reproduzir em 3D, quanto mais câmeras utilizar, mais perfeito será o holograma. Após essa etapa, os dados serão codificados em um raio laser de alta pulsação, que ao cruzar com outro, vai gerar interferências que armazenará a imagem no polímero, onde criará um “hogel” (Holographic Pixel = Pixel Holográfico, versão 3D de um pixel)

Por enquanto, só é possível transmitir imagens em verde (com essa taxa de atualização) mas a equipe já está desenvolvendo displays 3D multicoloridos.

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>