Pai da web critica a fragmentação da informação

Por Guilherme Farias em 23 de novembro de 2010

Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, criticou a fragmentação da informação, causada pelas redes sociais. O artigo de Lee foi publicado na revista Scientific American.

Um dos princípios da internet é a Universalidade, principio este que está sendo violado pelas redes. “O acesso à Internet deve ser universal para que ela seja um meio para o desenvolvimento social e humano, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva e não discriminatória em benefício de todos.”

Tim Berners-Lee - criador da World Wide Web“Precisamos defender a abertura da internet para não perdermos a liberdade de conectar qualquer site que gostaríamos”.
“A internet se tornou uma ferramenta poderosa e onipresente, pois foi construída em princípios igualitários e por milhares de indivíduos, mas que alguns dos mais bem sucedidos habitantes da internet começaram a esquecer esses princípios.”

De acordo com o pai da internet, as redes sociais estão fragmentando as informações, “quando você coloca suas informações nesses sites, você não pode facilmente usar essas informações em outros sites. Essas páginas estão na internet, mas seus dados não”. No pensamento dele, cada vez que as redes ganham força, menos podemos nos beneficiar, pois nesse tipo de arquitetura não compartilha as informação com o resto da web.

Tim também afirma que além das redes, outras ferramentas como motores de busca ou navegadores, podem ficar tão grandes, ao ponto de se tornar um monopólio, o que “limita a inovação”.

Lee também criticam os alguns aplicativos e smartphones por isolarem a informação, “Você só pode usar links que começam com ‘itunes:’ no próprio iTunes, software proprietário da Apple. (…) Então você não está mais na web. O mundo do iTunes é centralizado e cercado.” . Segundo Tim a solução seria criar aplicativos para a web que também rodem em smartphones, unificando o conteúdo e mantendo toda a informação integrada à Internet.

Você deve está se perguntando, porque Tim Berners-Lee está tão preocupado com a “fragmentação da web”, ele responde que “Porque a web é sua. É um recurso público em que você, sua empresa, sua comunidade e seu governo dependem. A web também é vital para a democracia, um canal de comunicação que torna possível uma conversa contínua em todo o mundo”.

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>