Por que o ouro é perfeito para ser usado como dinheiro?

Por Guilherme Farias em 22 de novembro de 2010

Porque a humanidade usou o ouro como dinheiro? porque não usamos qualquer outro elemento? o engenheiro químico, Sanat Kumar, explica.

O engenheiro químico da Universidade de Columbia, Sanat Kumar, explica que apenas o ouro tem as condições ideais para ser usado como dinheiro.

Moedas de ouroPrimeiro, a ultima coluna da direita é logo descartada, pois são gases, ou seja, obviamente é descartado. Outros 38 elementos também são descartados por serem muito reativos, ou seja, corroem ou inflamam ao entrar em contado com o ar. Os elementos radioativos que estão nas duas ultimas linhas, também não são uma boa ideia.

Kumar explica que o homem quer um material que seja raro, mas nem tanto. Então dos 30 elementos que sobraram, apenas 5 não são tão raro, eles são: Ródio, Paládio, Prata, Platina e Ouro.

A prata é ideal, mas o problema é que perde o brilho com facilidade, o paládio e o ródio não foram descobertos até o inicio do século 19, então já são eliminados. Restando assim apenas a Platina e o Ouro.

A platina tem o ponto de fusão muito alto, acima de 1.600°C, então para transformá-la em moedas, é necessário uma fornalha bem profissional, e muito avançada para ser usado nas civilizações antigas. Então, sobra apenas o Ouro, que tem um ponto de fusão razoável, não é muito raro, tem um aspecto fácil de ser reconhecido.

Kumar ainda afirma que, se a historia da humanidade fosse recomeçada, certamente escolheríamos o outro como moeda de troca. “Na Terra, com todos os parâmetros que temos, o ouro é a melhor escolha… Não há como pensar em outra possibilidade”.
Tabela periódica dos elementos
[Via: Gizmodo / NPR ]

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>