Windows – 25 anos de história

Por Guilherme Farias em 20 de novembro de 2010

O sistema operacional da Microsoft completa 25 anos hoje! Conheça a historia do Windows.

Windows 1.0
A primeira versão do Windows foi lançada em 20 de Novembro de 1985, era uma interface gráfica bidimensional para o MS-DOS, era necessário 256kb RAM, disco rigido e MS-DOS 2.0, para rodar o Windows. O sistema vinha com, jogo Reversi, bloco de notas, calculadora, relógio, prompt de comando, calendário, paint, painel de controle, Write. Nesta era possível, usar janelas, mouse e ícones, mas ainda não havia sobreposição de janelas.


Windows 2.0
Lançado em 1 de Novembro de 1987, com a interface bastante parecido com o seu antecessor, a diferencia mais notável era os novos recursos, como, a sobreposição de janelas, também já era possível maximizar e minimizar. O sistema era distribuído em oito disquetes de alta densidade de 5,25″ de 360 KB cada um.

Windows 3.0
Lançado em 22 de Maio de 1990, foi o primeiro sucesso da companhia, teve uma melhorada na interface, inclusão das fontes True Type

OBS: Se você quiser conhecer essa versão do Windows, você pode testa-la,
um site simula a versão.

Windows 95
Também conhecido como Windows 4.x. Foi lançado em 24 de Agosto de 1995, da versão anterior para esta nova versão, houve uma mudança radical! A Barra de Tarefas e o Menu Iniciar foram introduzidos e o MS-DOS perdeu sua importância.

Windows 98
Versão lançada em 25 de Junho de 1998, além de varias falhas corrigidas, esse novo sistema tinha uma integração completa com a Internet. Introduziu o sistema de arquivos FAT32, houve melhoria gráficas, suporta ao USB, suporte a muitos monitores e a chegada da ferramenta de Restauração do Sistema.

Windows 2000
O lançamento em 17 de Fevereiro de 2000, versão NT 5.0, houve mais mudanças no visual, adição de novas ferramentas, entre outros.

Windows XP
Lançado em 25 de Outubro de 2001, conhecida como versão NT 5.1, sem duvida foi a versão mais marcante na história do Windows, suporte ao sistema de arquivo FAT 32 ou NTFS, mais uma mudança radical na interface gráfica. Melhorias em relação a velocidade.

Windows Vista
Versão NT 6.0, lançado em 30 de Janeiro de 2007, houve seis edições diferentes, projetadas para cada tipo de usuário. Mais outra grande mudança no visual, a adição da interface “Aero”, Flip 3D, visualização de miniaturas ao passar o mouse sobre um item na barra de tarefas e na alternância através do comando Alt+Tab. Houve também melhorias na segurança, como Windows Defender e Windows Firewall, com suporte nativo à alta definição.

Windows 7
Versão mais recente do Windows, lançado em 22 de Outubro de 2009. Ao contrário do que muitos pensam, o Windows 7, não é a sétima versão do sistema operacional, ainda é a versão 6.1. Mais mudanças gráficas, mais transparências, inoces maiores na barra de tarefas, entre outros.

Outras versões
Ainda há mais versões, mas não vou escrever sobre todas, pois, algumas foram canceladas, como é o caso das versões, Windows Odyssey e Windows Neptune.

E ai, o que acharam? vocês chegaram a usar todas as versões do Windows? eu pelo menos comecei a usar do 95 em diante.

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>