Desafio Ubuntu – Dia 3

Por Guilherme Farias em 27 de janeiro de 2011

Sempre usei Windows em toda a minha vida, mas do nada decidir usar Ubuntu, eu vou tentar passar uma semana sem usar o Windows, apenas Ubuntu, será que vou conseguir?Acompanhe o nosso “Reality Show Geek”

Neste terceiro dia finalmente eu consegui resolver o problema dos codecs e comecei a me familiarizar mais com o sistema do pinguim.

Veja também:
* Dia 7
* Dia 6
* Dia 5
* Dia 4
* Dia 2
* Dia 1
DVD
Desde ontem estou tentando reproduzir o DVD (.VOB) e não consigo. A Carol que comentou no post do segundo dia, me indicou o “pacote ubuntu restricted extras” eu instalei, mesmo assim ainda não consegui reproduzir o formato .VOB, ainda tentei baixar uns plugins mas também não adiantou.

DVD plugin do Ubuntu

Mas encontrei o GNOME MPlayer que salvou meu dia, com o GNOME consegui reproduzir os arquivos .VOB.

Edição de imagem
Outro programa que fez bastante falta hoje, foi o Fireworks, eu sempre uso ele pra editar minhas imagens, mas depois de muita procura, encontrei um editor de imagem decente, o GIMP, muito bom por sinal.

GIMP no Ubuntu

Eu já sou bastante experiente com o Firewoks, uso a muito tempo, e consigo editar e criar imagens rápido, mas com o GIMP eu me compliquei e demorei um pouco pra fazer o que eu estava pretendendo fazer, mas isso é porque é a primeira vez de uso, mas pelo visto esse GIMP é bem robusto. (OBS: antes que alguem pergunte, a imagem que me compliquei pra criar e editar, não foi a imagem acima.)

Print Screen
No começo eu achei MUITO irritante a mensagem que aparece quando você usa o Print Screen, mas até que já estou me acostumando e percebi que é até mais útil que o Windows, pois no Ubuntu já aparece a opção de salvar direto, já no sistema da Microsoft tem que abrir o Paint ou outro programa do tipo, para em seguida salvar a Screenshot.

Print Screen no Ubuntu

Outra coisa interessante é que para quem nunca usou um computador na vida, é quase impossível saber que há uma possibilidade de capturar a tela, e mais improvável ainda é descobrir que o botão “PrtSc SysRq” tem essa função e é quase impossível adivinhar que a imagem capturada pelo botão fica em uma área de transferência até você abrir o paint para colar. Com o Ubuntu o usuário iniciante não precisa pedir a ajuda de terceiros, com apenas um clique já é possível visualizar a opção “Capturar imagem de tela” e em seguida tem até opções para ajudar o usuário com a imagem.

Opção Captura de tela no Ubuntu

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>