Desafio Ubuntu – Dia 4

Por Guilherme Farias em 28 de janeiro de 2011

Sempre usei Windows em toda a minha vida, mas decidir usar Ubuntu, eu vou tentar passar uma semana sem Windows, apenas Ubuntu, será que vou conseguir? Acompanhe o nosso “Reality Show Geek”

Já estou bem a vontade com o Linux, sinto falta de alguns aplicativos do Windows, mas já consigo me virar com os aplicativos de “código livre”.
Neste quarto dia vou mostrar algumas características do Ubuntu.

Veja também:
* Dia 7
* Dia 6
* Dia 5
* Dia 3
* Dia 2
* Dia 1

“Painel de Controle” do Ubuntu
No Windows, as configurações do sistema ficam no painel de controle, já no Ubuntu, ficam na aba “Sistema”, onde há duas categorias, “Preferências” e “Administração”.

Em preferências há as opções de configurar: Aparência, Aplicativos de sessão, Aplicativos preferenciais, Área de trabalho remota, Atalhos de teclado, Bluetooth, Conexões de rede, Configurações de e-mail, Contas de mensagem e VoIP, Gerenciamento de energia, Janelas, Menu principal, Método de entrada de teclado, Monitores, Mouse, Preferências de transmissão, Protetor de tela, Ṕroxy da rede, Senhas e chaves de criptografia, Sobre mim, Som, Teclado, Tecnologias assistivas e Ubuntu One.

Aba Sistema Ubuntu 10.10

Em Administração há as opções de configurar e verificar: Criador de discos de inicialização, Drivers adicionais, Ferramentas de rede, Gerenciador de atualizações, Gerenciador de pacotes Synaptic, Hora e data, Impressão, Mantenedor do Sistema, Monitor do sistema, Sistema de teste, Suporte a idiomas, Tela de login, Usuários e grupos, Utilitário de unidades, Visualizador de arquivos de log.

Nos próximos dias eu irei explicar mais sobre as funções citadas.

Aba LocaisLocais
A aba locais, é basicamente uma fusão do “Meus documentos” com o “Windows Explorer” no Ubuntu, lá há os arquivos do usuário, a “Pasta pessoal” é a pasta principal do usuário logado, em seguida está as “pastas clássicas”, Documentos, Música, Imagens, Vídeos, Downloads, em seguida está outra sessão, onde “Computador” é equivalente ao “Meu computador”, o “novo” é o DVD que eu estava gravando, “Documento recentes” lógicamente é o local onde será exibido o histórico dos arquivos visualizados.

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>