Estônia é o primeiro país a adotar o voto pela Internet

Por Guilherme Farias em 06 de março de 2011

Estônia é o primeiro país do mundo a realizar eleições nacionais pela Internet, e 15% dos eleitores já adotaram o novo método.

Segundo a Comissão Eleitoral Central, 140.846 estonianos realizaram o voto pela Internet, cerca de 15% dos eleitores, a votação foi realizada entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março.

O porta-voz da Comissão Eleitoral Central da Estônia afirma: “É muito mais fácil votar pela internet. Além disso, é um método muito transparente”, além de que “Pela internet não votam só os jovens, mas todos aqueles que querem ganhar tempo”

O político Silver Mekar explica, “Cada vez mais estonianos votam pela internet porque confiam que o sistema não é manipulável e porque é muito cômodo. Em um país como a Estônia, o frio sempre é um fator de abstenção” e reforça sobre a segurança, “O voto pela Internet é mais confiável que o voto pelo correio em países como a Alemanha, onde o papel pode se perder no caminho até uma urna”.

Mekar também fala que não é recomendado haver “eleições via Internet” em países como Rússia e Egito, já que o sistema deve funcionar apenas em países democráticos onde as leis e os direitos fundamentais do ser humano são realmente respeitados.

Desde 2005 a Estônia está testando o voto online, nesse mesmo ano nove mil eleitores votaram pela Internet durante a eleição municipal. É claro que alguns ficam com o pé atraz por causa da segurança, mas a confiança da população foi aumentando gradativamente nos últimos anos, até chegar ao ponto de realizar uma eleição nacional utilizando o “voto online”. Mas Os eleitores que preferirem podem optar por ir ás urnas e votar da maneira tradicional.

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>