50 anos de viagens espaciais

Por Guilherme Farias em 12 de abril de 2011

Em 12 de Abril de 1961, o homem viajou para o espaço pela primeira vez, Yuri Gagarin, é o nome do cosmonauta russo que realizou o feito.

Yuri Gagarin, foi o primeiro humano a ir para o espaço, aos 27 anos, ele deu uma volta completa na Terra, a bordo da nave Vostok 1, onde falou a famosa frase “A Terra é azul”, sua viagem durou 108 minutos.

Nessa época, estava acontecendo a corrida espacial, que foi uma competição tecnologia espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Cosmonauta Yuri Gagarin

Durante a corrida, os Soviéticos sairam na frente, foram eles que enviaram o primeiro satélite artificial, o Sputnik, que decolou no dia 4 de outubro de 1957. O primeiro ser vivo enviado ao espaço também foi obra dos soviéticos, a cadela Laika foi a responsável pelo feito, ela foi enviada ao espaço em 3 de novembro de 1957, a bordo da nave Sputnik II, a primeira mulher a ir para o espaço também foi uma soviética, em junho de 1963 a cosmonauta Valentina Tereshkova realizou o feito.

Só em 31 de janeiro de 1958 que os Estados Unidos enviaram seu primeiro satélite artificial, o Explorer I, Em 1962 (quase um ano após Yuri Gagarin ter decolado) os EUA conseguem enviar o primeiro americano ao espaço, John Glenn, foi o astronauta responsável pelo feito, em 1998 aos 77 anos, ele voltou ao espaço a bordo do Discovery, e se tornou a primeira pessoa da terceira idade a ir ao espaço.

Em 20 de Julho de 1969, o homem chegou a lua, desta vez o feito foi realizado pelos americanos, o primeiro humano a pisar na lua foi Neil Armstrong, em seguida Buzz Aldrin, durante a missão Apollo 11.

Nave Vostok 1

A nave Vostok 1 decolou às 9h07 do horário local, atingiu uma velocidade média de 28 mil km/h no espaço, Gagarin não chegou a pilotar a nave, o painel de controle estava bloqueado, mas ele tinha consigo um envelope com a chave para desbloquear o painel, em caso de emergência.

A missão quase não se tornou um desastre, mas isso só foi divulgado mais tarde, cabos que ligavam a cápsula da nave espacial ao módulo de serviço não conseguiram se separar a tempo, o que causou uma sobrecarregada ao reentrar na atmosfera.
“Eu estava dentro de uma nuvem de fogo, me dirigindo para a Terra.” afirmou Gagarin. Por pouco ele não perdeu a consciência, a temperatura estava muito elevada, mas após dez minutos os cabos se separaram junto com o módulo de descida.

O cosmonauta saltou da cápsula antes dela chegar ao solo, ele acabou pousando de para-quedas, às 10h55 a 300 km do local previsto para o pouso.

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>