Curso C – Aula 01

Por Guilherme Farias em 23 de setembro de 2011

Olá,
Estamos iniciando no Guiky Blog, o curso de C, antes de tudo, é importante lembrar que a programação exige lógica, para criar possiveis soluções para problemas, caso você não tenha nenhuma experiência com nenhuma linguagem de programação, não se preocupe, poís esse curso está voltado para todo tipo de pessoas, vamos começar de maneira bem light até alcançarmos um nivel mais avançado.

Para que o programa em C seja executado, é necessário que ele seja compilado, o processo de compilação faz com que o codigo que você digitou seja traduzido para um código de máquina, onde ele será executado. Durante nossas aulas vamos utilizar o Dev C++, que é um compilador de C e C++, você pode fazer o download aqui.

Após instalar o Dev++, abra para dar inicio ao nosso primeiro programa, aconselho a criar uma pasta para organizar as nossas aulas. Primeiro temos que criar o nosso projeto, vá em “File” -> “New” -> “Project”.

Agora selecione “Console Application” e “C Project”, coloque “Aula1″ como nome do projeto.

Pronto, ele vai gerar automaticamente os códigos básicos para que seu programa seja executado, vamos entender para que serva cada um deles, vou comentar o código, passo a passo.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
//este comando está adicionando as biblioteca ao nosso programa,
//depois vamos descobrir para o que serve de fato

int main(int argc, char *argv[]){ 
//Essa é a função "main", serve basicamente para iniciar nosso programa
    system("PAUSE"); //este comando vai dar uma pausa na execução do código
    return 0; 
}

Nesta nossa primeira aula, vamos fazer o classico “olá mundo”, para imprimir na tela a frase clássica, vamos usar o comando “printf”, que funciona da seguinte maneira:

printf("Ola mundo!");

seu código ficará assim:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]){
    printf("Ola mundo!");
    system("PAUSE");
    return 0;
}

agora aperte F9 para que seu código seja compilado e executado, caso haja algum erro, o compilador avisará sobre o erro, é importante saber que o C é uma linguagem “case sensitive” ou seja, ele diferencia as letras maiusculas das minusculas, por isso tome cuidado, é bom utilizar sempre letras minusculas.

O seu codigo será executado em console (aquela telinha do prompt de comando) e aparecerá assim:

Não se assuste na próxima aula vamos aprender a deixar mais “bonitinho” e vamos começar a fazer operações.

Veja também:
Aula 01
Aula 02
Aula 03
Aula 04
Aula 05
Aula 06
Aula 07
Aula 08

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>