Curso C – Aula 04

Por Guilherme Farias em 23 de outubro de 2011

Nesta quarta aula vamos aprender a utilizar as estruturas de repetição, for, while e do while.

Primeiro vamos pensar um pouco, já imaginou como teríamos que fazer para imprimir na tela 5 números? por exemplo: 1,2,3,4 e 5. Neste caso poderíamos usar 5 variáveis, adicionar os valores dentro delas e imprimir elas.
Mas já pensou se tivéssemos que imprimir 1 milhão de números? seria MUITO trabalhoso criar 1 milhão de variáveis e adicionar valores a elas para imprimir depois. Esse é um dos motivos para utilizarmos as estruturas de repetição.

FOR

“FOR” significa “para” em português, o FOR é uma estrutura de repetição usada quando queremos executar um “bloco de código” determinada vezes. Por exemplo, eu quero imprimir 20 vezes na tela “curso de C”, neste caso faremos o seguinte:

int n;
for(n=0;n<20;n=n+1){
    printf("curso de C n");
}

Todo “for” precisa de uma variável de controle, no nosso exemplo, “n” foi a variável de controle, note que ela foi declarada em cima como sendo do tipo inteiro, quando o programa executou pela primeira vez o “for” ele atribuiu o valor 0 a variável “n”, executou o código e depois somou +1 ao valor de “n”, na segunda execução, “n” tinha o valor 1, depois o código foi executado novamente e o valor de “n” foi aumentado denovo, desta vez ficando com o valor 2, e assim o programa será executado até que o valor de “n” seja menor que 20, ou seja, a nossa condição de parada é que o valor de “n” seja menor que 20, neste exemplo o código será executado 20 vezes.

WHILE

“WHILE” significa “ENQUANTO”, ou seja, ele vai executar um bloco de códigos enquanto a condição de parada for verdadeira.
Por exemplo, vamos fazer um programa que vai ler e exibir os números lidos, o programa só vai parar quando o usuário digitar “0”.

int n;
printf("digite 0 para sair n");
while(n!=0){
    printf("digite um numero n");
    scanf("%i",&n);
    printf("voce digitou %i" n, n);
}

Note que o programa só parou de ser executar o bloco de códigos quando o usuário digitou 0, agora é importante lembrar que o “enquanto”, verifica antes se a condição é verdadeira, para só depois poder executar, como não havia valor em “n”, então “n” seria diferente de 0, agora se a gente tivesse atribuído o valor 0 a “n” antes do “enquanto”, o bloco de códigos do “enquanto” não seria executado, porque “n” seria igual a 0.

DO…WHILE

“DO…WHILE” significa “Faça…enquanto”, diferente do “while”, o “do…while” executa o bloco de códigos pelos menos uma vez, e só depois verifica se a condição de parada é verdadeira ou não.

int n;
do{
    printf("Voce entendeu como funciona o DO...WHILE? n");
    printf("0 = sim / 1 = nao n");
    scanf("%i",&n);
    if(n==0){
        printf("Parabens! n");
    } else{
        printf("Esta entendendo agora? n");
    }
}while(n!=0);

Sempre que o DO…WHILE for usado, o bloco de códigos será executado pelo menos uma vez, neste caso nosso programa perguntou, depois conferiu se a resposta foi “sim” ou “não”, se ela foi “sim” então o programa para de executar, se ela foi “não” o programa vai ser repetido.


Exercicio:

Vamos deixar mais um exercício para você treinar sua programação, e caso você tenha alguma duvida, é só entrar em contato.

1) Crie um programa que vai receber varias números, se ele for menor que 10, o número será impresso na tela e receberá outro número, caso o ele seja maior ou igual a 10, o programa será encerrado.

1) Crie um programa que imprima todos os números inteiros de 1 até 50.

Veja também:
Aula 01
Aula 02
Aula 03
Aula 04
Aula 05
Aula 06
Aula 07
Aula 08

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>