Facebook vai construir data center na Suécia

Por Guilherme Farias em 29 de outubro de 2011

O Facebook vai construir um data center na Suécia, este será o primeiro data center da rede social fora dos Estados Unidos.

O Facebook anunciou que construirá um dada center na cidade de Luleã, norte da Suécia, segundo o porta-voz da companhia, Michael Kirkland, o data center será usado para suportar a demanda dos usuários na Europa e diminuir o tempo de resposta dos acessos.

Segundo o Data Center Knowledge, o prédio do Facebook ocupará um espaço de 27 mil metros quadrados e deve ficar pronto em 2012, mas só entrará em funcionamento em 2013.

Mais de 75% dos 800 milhões de usuários do Facebook estão fora dos Estados Unidos, por isso há a necessidade de construir um data center mais próximo desses usuários, além de diminuir o tempo de resposta dos acessos de milhões de usuários, principalmente os europeus. O data center vai aproveitar bem os recursos da região, que possui energia barata e renovável, clima frio (que vai ajudar bastante no resfriamento dos servidores) e uma excelente conectividade.


(Ilustração do prédio que será construído em Luleã, via Data Center Knowledge)

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>