Curso HTML – Aula 10

Por Guilherme Farias em 07 de agosto de 2012

Esta é uma das ultimas aulas de html do nível básico, nela vamos conhecer mais algumas tags do cabeçalho, como a tag <link>, <script>, <style> e <doctype>

<doctype>

A tag doctype serve para informar ao navegador qual versão html ou xhtml está sendo usada, ou seja, sua página pode ser exibida de maneiras diferentes de acordo com certos doctypes.

Se você não definir nenhum doctype, seu site será renderizado em "quirks mode" o que pode gerar mudanças na exibição da página.

há vários doctypes, vamos exibir apenas os mais populares.

HTML4.01 Strict
Ao colocar o seguinte doctype:
<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd">

você está informando que o seu código está seguindo ás riscas os padrões da web, este também é o doctype mais utilizado, mas não é o mais atual.

Doctype HTML5
O atual é o doctype do html5, para declarar basta colocar da seguinte maneira:
<!DOCTYPE html>

<script>

Como o próprio nome já diz, a tag script serve para carregar scripts, ou seja, com ela você pode chamar um arquivo javascript externo que será carregado junto com sua página, além disso a tag também permite inserir blocos de scrips na página (sem usar arquivo externo)

Neste curso de HTML não iremos ensinar javascript, então não vamos focar na parte do script, apenas na marcação. Para carregamos um arquivo javascript colocamos da sequinte forma:

<script type="text/javascript" src="local-do-seu-arquivo.js"></script>

Se você também preferir, pode escrever os scripts na própria página, fazendo da seguinte forma:

<script type="text/javascript">
TODO O CODIGO JAVASCRIPT QUE SERÁ EXECUTADO DEVE FICAR AQUI DENTRO
</script>

<style>

Assim como na tag <script>, a tag <style>, acrescenta códigos em sua página, a diferença é que um adiciona script e a outra adicionar estilos CSS. Como o foco deste curso não é o CSS não vamos aprofundar muito nesses detalhes, veja como fica uma declaração de estilos na página:

<style type="text/css">
AQUI FICA TODOS OS ESTILOS CSS QUE A PÁGINA TERÁ
</style>

Esta não é forma mais usada e nem a mais recomendada para acrescentar estilos na página, também é possível carregar um arquivo externo contendo todas essas informações, para isso vamos usar a tag <link>

<link>

basicamente a tag link serve para incorporar conteúdos externos, ela é usada na grande maioria dos casos para adicionar um arquivo CSS na página, da seguinte maneira:

<link rel="stylesheet" type="text/css" href="nome-do-arquivo.css" />

Além disso, a tag link também é usada para adicionar aquele ícone que aparece ao lado do titulo do site, este ícone é chamada de favicon, e pode ser adicionado da seguinte maneira:

<link rel="shortcut icon" href="favicon.ico" type="image/x-icon" />


Então pessoal, nesta nona aula não aprofundamos muitos nos códigos de Javascript e CSS, porque estamos preparando uma série de posts sobre eles, mais cursos estão por vir, na próxima aula será a ultima do nível básico vamos ver sobre a tag div.

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>