Comissão Europeia já trabalha no sucessor do 4G e irá investir 50 milhões nele

Por Carlos Silvio em 26 de fevereiro de 2013

A tecnologia móvel de quarta-geração já possui um sucessor sendo planejado e recebendo investimento no velho continente. A Comissão Europeia irá investir 50 milhões de euros (equivalente a 65 milhões de dólares) para impulsionar a tecnologia de telefones de quinta-geração (5G). Quem deu a notícia foi a vice-presidente dessa instituição da UE, Neelie Kroes, no Mobile World Congress (MWC).

Kroes apresentou o plano europeu para as conexões sem fio futuras na qual a comissão irá focar no desenvolvimento da tecnologia que irá suceder o 4G, fazendo com que a Europa ganhe destaque nesse quesito no mercado de telefonia móvel mundial.

“Quero que a Europa seja a pioneira na tecnologia 5G, com base em pesquisas feitas no continente e que, além disso, seja geradora de empregos”, afirmou.

Ela também defendeu a criação de um mercado único digital europeu, o que iria permitir “contemplar o espectro do continente como um todo” e também ser viria para facilitar o acesso aos serviços, fazendo com que a tecnologia torne a vida dos cidadãos mais cômoda.

Brasil

Depois de um longo processo de licitação, o 4G brasileiro vem passando por alguns problemas que tem atrapalhado o avanço da tecnologia, como por exemplo, algumas leis municipais que impões barreiras para a instalação de antenas em alguns lugares.

Segundo Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, as operadoras garantiram que até o dia 30 de abril o serviço começará a funcionar oficialmente em todo Brasil. Em Curitiba e em Recife a rede já está funcionando, com um preço salgado, logicamente.

O fato de entrar em atividade não quer dizer que irá se popularizar rapidamente, nem mesmo se consolidar. Segundo Roberto Soboll, diretor de produtos da Samsung, a expectativa é que isso aconteça dentro de dois ou três anos. O número está relacionado ao aumento da produção de aparelhos que suportem a tecnologia.

Você já utilizou a rede 4G? O que achou? Conta pra gente!

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>