Fundador da Amazon compra jornal Washington Post por US$ 250 milhões

Por Carlos Silvio em 05 de agosto de 2013

O jornal americano Washington Post anunciou nesta tarde que foi comprado por Jeff Bezos, fundador e presidente-executivo da Amazon, pelo valor de 250 milhões de dólares (BEM menos do que o valor pago pela compra do Instagram pelo Facebook).

O jornal diário e todas as publicações do grupo foram comprados pelo próprio Bezos e não possui relação com a Amazon. A previsão é que o negócio seja concluído em 60 dias. A companhia irá mudar de nome (o novo ainda não foi decidido) e deve continuar sendo uma empresa pública, mesmo sem o jornal.

“Todos os membros da minha família tiveram a mesma emoção – choque – em simplesmente pensar em vender o Post. Mas quando a transação com Jeff Bezos apareceu, alterou meus sentimentos. O Post poderia ter sobrevivido em posse da companhia e lucrativo em um futuro próximo. Mas nós queríamos mais do que sobreviver. Não estou dizendo que isso garante o sucesso, mas nos dá uma chance maior.” afirmou Donald Graham, o presidente-executivo da Post Co. em uma entrevista nessa segunda-feira.

Segundo executivos da Allen & Co (que cuida do Whashigton Post), existiam meia dúzia de compradores, mas eles acabaram decidindo por Bezos, amigo pessoal de Graham.

O The Whashigton Post foi fundado em 1877 e é controlado pela família Graham desde o ano de  1933. A publicação já venceu 47 prêmios Pulitzer (principal prêmio para veículos jornalísticos) e foi figura importante em escândalos políticos como o escândalo de Watergate no ano seguinte (que levou à queda do presidente Nixon) e as revelações de Edward Snowden sobre a espionagem americana este ano.

Segundo a EXAME, a divisão de jornais do grupo sofreu uma queda de 44% em receita operacional nos últimos seis anos.

Como vocês devem saber, o jornalismo anda em crise, principalmente no que diz respeito à publicações impressas. A compra do jornal americano pelo criador da Amazon pode oferecer novas formas de consumos e novas ideias para que o jornalismo vença essa crise. Só resta aguardar!

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>