Problemas com o carregamento do Youtube? Desative o DASH

Por Carlos Silvio em 26 de agosto de 2013

Ultimamente o Youtube alterou seu método de carregamento e pra muita gente as coisas se tornaram mais lentas. Anteriormente quem possuísse uma conexão mais lenta podia aguardar que o vídeo carregasse completamente e então assisti-lo sem engasgos. Mas as coisas mudaram, tudo graças a adoção de uma tecnologia chamada DASH.

O Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (DASH) faz com que o Youtube envie o vídeo para seu PC em vários blocos, ao invés de carregar o vídeo inteiro de uma vez, assim o próximo bloco só é carregado quando o anterior é terminado.

Essa novidade pode economizar tráfego pra quem utiliza 3G, mas também pode causar pequenos travamentos e impede a movimentação através dos vídeos. A parte boa, revelada pelo Tecnoblog, é que ele pode ser desativado.

Com uma extensão YouTube Center, baixe aqui para qualquer navegador (menos o Internet Explorer). Se você usa o Chrome, é preciso acessar a página chrome://extensions/, arrastar o arquivo *.crx para lá e confirmar a instalação da extensão.

Ao instalar a extensão, o Youtube irá exibir um botão de engrenagem no canto superior direito de todas as páginas, ao lado do seu nome de usuário. Daí é só clicar nele, acessar a aba Player e desmarcar a caixa “Dash Playback”.

Como diz o Tecnoblog:

“Se tudo deu certo e você possuir uma conexão rápida, o carregamento de qualquer vídeo no YouTube ficará muito mais rápido que antes; se sua conexão for lenta, apenas pause o vídeo por algum tempo para assisti-lo sem engasgos depois”. :D

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>