Petição pede asilo político para Snowden no Brasil

Por Carlos Silvio em 18 de dezembro de 2013

snowden petição
David Miranda, namorado do jornalista britânico Gleen Greenwald, que vem colaborando continuamente com Snowden e que chegou a ser detido em um aeroporto do Reino Unido (teoricamente por questões de segurança), publicou uma petição que solicita ao governo brasileiro asilo político ao ex-colaborador da NSA (Agência Nacional de Segurança – em inglês).

Chamada de “Asilo no Brasil para o corajoso Edward Snowden” (Acesse  aqui), a petição busca recolher 10 mil assinaturas. “O Brasil, um dos principais alvos da espionagem, deveria oferecer abrigo a alguém que nos abriu os olhos para a vigilância norte-americana indiscriminada e em escala global”, sugere o documento.

O ex-NSA já fez um pedido coletivo de asilo no início de toda a polêmica sobre a espionagem norte-americana. O Brasil estava entre os 50 países aos quais o pedido foi endereçado, mas não respondeu. Segundo o Estadão, nenhum pedido formal foi feito ao país.

Segundo a Folha de São Paulo, a carta de Snowden serviria como gancho para a campanha encabeçada por David Miranda, porém o brasileiro afirma que disse apenas que Snowden enviou o texto à senadora Vanessa Grazziottin e à CPI responsável pela investigação das denúncias de espionagem, sem nenhuma citação a “asilo”.

Quer saber mais sobre o caso?

Eu recomendo o texto “Mande sua chave” – sobre a relação da documentarista Laura Poitras com Snowden, Gleen Greenwald e David Miranda, publicado na revista Piauí do mês de Setembro.

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>