Balão do Google que oferece internet grátis dá volta ao mundo em 22 dias

Por Carlos Silvio em 07 de abril de 2014
loon-mapa-da-volta-ao-mundo

Trajetória do balão do Loon nesses 22 dias

O Loon é um projeto do Google que busca levar internet para lugares inóspitos do planeta. Na semana passada um dos balões utilizados no projeto conseguiu completar uma volta ao mundo em 22 dias.

Os balões voam a 20 mil metros do solo, acima das nuvens e dos aviões. Equipados com antenas, os mesmos são capazes de fornecer conexão com a web.

Na primeira viagem do projeto, o balão (que sai da Nova Zelândia) não passou da linha do Equador, mas chegou a percorrer 500 mil quilômetros. Trilhando o caminho mais curto para dar uma volta ao mundo, ele rodou o Oceano Pacífico, sobrevoou Chile e Argentina e depois passou próximo à Austrália e Nova Zelândia.

Segundo membros do projeto, na segunda volta o balão foi pego no caminho por ventos que auxiliaram sua trajetória. Desde o mês de junho a equipe coleta dados de ventos para ser capaz de modelar as trajetórias com maior antecedência.

“Podemos passar horas e horas rodando simulações de computador, mas nada nos ensina tanto quanto realmente enviando os balões para a estratosfera”, afirmou a equipe do Loon. O projeto começou em 2013, na Nova Zelândia, quando cerca de 30 balões foram usados para atender à população.

 Conheça mais sobre o projeto no link

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>