Google começa a testar carro sem motorista no trânsito

Por Carlos Silvio em 29 de abril de 2014

google

Desde ontem o Google começou a testar seus carros sem motoristas em ruas de cidades, uma prova de fotgo na hora de provar a capacidade (e também os problemas) da nova tecnologia.

A companhia já testava as máquinas em estradas durante vários anos, mas segundo o blog oficial do projeto, o foco do programa mudou em 2013 para a direção sem motorista em cidades.

A primeira localidade onde os carros sem motoristas do Google ganharam as ruas foi bem perto da sede da empresa: Mountain View, na Califórnia, uma pequena comunidade a sul de San Francisco.

Os carros contam com câmeras de vídeo, radares, lasers e, para ajudar na condução, uma base de dados com informações coletadas a partir de veículos conduzidos manualmente.

“Uma milha percorrida na cidade é muito mais complexa que uma milha em uma estrada, com centenas de objetos diferentes se movendo de acordo com diferentes regras em uma pequena área”, escreveu o diretor do projeto de carros sem motorista do Google no blog da empresa, Chris Urmson. “Aperfeiçoamos nosso software para que ele possa detectar centenas de objetos distintos simultaneamente — pedestres, ônibus, um sinal de ‘pare’ segurado por um guarda ou um ciclista fazendo gestos que indicam uma possível virada”, acrescentou Urmson.

As montadoras Nissan, Volkswagen, Audi e Toyota também estão trabalhando em tecnologias com carros sem motoristas. A Nissan e a controladora da Daimler, Mercedes-Benz, afirmaram que pretendem começar a vender carros sem motoristas até 2020.

Confira abaixo um vídeo do Google mostrando a experiência de dirigir em um veículo do tipo:

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>