Sony cria fita capaz de armazenar 185 terabytes

Por Carlos Silvio em 06 de maio de 2014

670393707511330-t640

185 terabytes em um único cartucho. A Sony conseguiu criar uma fita magnética capaz de armazenar esse volume de dados e quebrou o recorde de armazenamento obtido pela IBM em 2010.

Fitas cassete são utilizadas por grandes empresas e governos para armazenamento de dados de forma mais barata, eficiente e confiável.

Segundo a Sony, a fita foi feita com minúsculas partículas magnéticas capazes de conseguir gravar os dados em uma linha uniforme. Desse modo, cabe mais dados no disco.

Por enquanto não há previsão para início das vendas. A última opção oferecida pela Sony nas lojas é uma fita capaz de armazenar até 3 terabytes.

Segundo o Estadão, com essa capacidade de memória é possível salvar aproximadamente 60 milhões de canções (algo como mais de três vezes o número de músicas que alguém poderia ouvir a vida toda, durante 100 anos). Ou 18,5 vezes a capacidade da Biblioteca do Congresso americano, a maior do mundo. Todos os tweets já postados, por exemplo, cabem em 85 terabytes.

 

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>